segunda-feira, 8 de agosto de 2011

a relação entre cargas elétrica e campos magnéticos

Os campos elétrico e magnético tornaram-se conceitos indispensáveis em muitas áreas científicas. Eles constituem o meio intermediário pelo qual as forças elétricas e magnéticas podem ser exercidas no espaço vazio. Os cientistas os consideram como conceitos fundamentais porque não podem ser explicados em termos de idéias ainda mais simples. A despeito do fato de que nossos sentidos não podem percebê-los, eles são tão reais para os cientistas como o ar que respiram.
Uma revisão de nossos conhecimentos sobre eletricidade e magnetismo revela uma importante relação entre os campos elétrico e magnético. Uma corrente elétrica é meramente um movimento ordenado de cargas elétricas. Estas (as cargas) têm, cada uma, um campo elétrico associado com ela. Uma "corrente de cargas", portanto, carrega com ela um campo elétrico móvel. Mas Oersted provou que uma "corrente de cargas elétricas" produz um campo magnético. Devemos concluir, portanto, que um campo elétrico móvel dá origem a um campo magnético.
Imaginemos agora um ímã deslocando-se ao lado de um condutor como um pedaço de fio de cobre. O campo magnético móvel induz uma força eletromotriz no fio. Isto significa que uma extremidade do fio obtém uma carga positiva, e o outro, uma carga negativa. Mas essas cargas produzem um campo elétrico. Portanto, um campo elétrico móvel dá origem a um campo elétrico. Como veremos, Maxwell incorporou mais tarde essas idéias gerais em sua teoria eletromagnética --- uma teoria que ligou a eletricidade com a luz e previu também a existência das ondas de rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário